terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Canelones de Beringela sobre Polenta (sem glúten)



Canelones de beringela com palitos de abóbora sobre polenta de pimentos numa pincelada de redução de balsâmico

Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), sem glúten, para 4 pessoas


Ingredientes base
  • 1 beringela grande (cortada em fatias finas no sentido do comprimento)
  • 300g de abóbora cortada em juliana
  • 1 chávena de sêmola de milho
  • 3 chávenas de água tépida
  • 1 pimento médio (coloquei pimento vermelho) cortado em brunoise
  • Azeite q.b.
  • Ervas provence q.b.
  • 1 colher de café de sal marinho
  • Folhas de manjericão q.b.
Ingredientes para redução de balsâmico (facultativo)


Preparação da redução
  1. Leve ao lume um tacho com o vinagre, o açúcar e a haste.
  2. Deixe ferver até que o açúcar dissolva na totalidade e atinja (exemplo) calda ponto de fio.
  3. Está feita a redução.

Preparação
  1. Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e salteie o pimento.
  2. De seguida adicione a água, sal e deixe ferver um pouco. 
  3. Entretanto, pré-aqueça o forno a 180-200 graus.
  4. Reduza o lume, onde está o tacho, para mínimo, de seguida adicione a farinha de sêmola aos poucos* e com uma vara de arames vá mexendo. 
  5. Deixe cozinhar a farinha de sêmola, (mais ou menos) durante 12-15 minutos, envolvendo de vez em quando e quando começar a despegar-se do tacho, já pode retirar e colocar numa forma de ir ao forno. (*Para facilitar a não ganhar grumos, ao adicionar, a sêmola nas partes líquidas a ferver, pode dissolver a sêmola numa pequena parte fria da água e depois adicionar, envolvendo como referido)
  6. Alise e leve ao forno durante aproximadamente 15 minutos.
  7. Entretanto, num sauté, adicione um fio de azeite, aqueça e salteie a abóbora, em lume médio, até ficar macia. Adicione as ervas provence e reserve.
  8. De seguida aqueça o mesmo sauté ou um grelhador e vá grelhando as fatias de beringela pinceladas de ambos os lados com azeite.
  9. Quando estiverem as fatias todas grelhadas, coloque duas sobre a tábua de corte, adicione a abóbora e enrole. Repita o processo. 
  10. Entretanto retire a polenta do forno e com ajuda de um aro próprio para empratar, corte a polenta.
  11. Siga a orientação da fotografia acima ou a seu gosto, adicionando por cima a redução de balsâmico e a folhas de manjericão.
  12. Saboreie sempre com amor. 

 Observação: Se preferir, pode optar por outros legumes, em vez de pimentos na polenta, como por exemplo; tomate, cenoura ou brócolos.
Pode ainda enriquecer esta receita com valores proteicos consideráveis, tais como: vários tipos de leguminosas, tofu, seitan ou ainda cogumelos.  
Além de utilizar a água, se preferir, pode usar metade de "leite" vegetal de arroz, aveia ou amêndoa.
     

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