quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Seitan com Grelos e Batata em Leque

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Seitan acompanhado de Batata Leque e Grelos ao Alho

Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 4 pessoas


Ingredientes
  • 12 batatas pequenas com casca, para assar
  • 400 g de seitan (cortei em fatias e na diagonal. Usei a marca Biodharma)
  • 1/2 molho de grelos
  • Alecrim fresco q.b.
  • Orégãos secos q.b.
  • Azeite q.b.
  • Sal marinho q.b.
  • Pimentão doce q.b.
  • 2 dentes de alhos grandes, descascados e picados

Preparação
  1. Tempere o seitan com azeite, pimentão doce, 1 alho picado, orégãos, envolva e reserve.
  2. Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180-200 graus.
  3. Lave bem as batatas e faça golpes não muito profundos (para que a batata se mantenha unida) e paralelos ao longo da batata.
  4. Coloque num tabuleiro de ir ao forno e tempere com 1 pouco de azeite, alecrim, pimentão doce, um fio de água e sal.
  5. Envolva com cuidado, leve ao forno e deixe assar em média 30 a 40 minutos.
  6. A 10 minutos de finalizar o assado verifique com um palito se estão a ficar no ponto. Se sim, não tarda a desligar.
  7. Entretanto, coloque um sauté ao lume deixe aquecer, adicione 1 fio de azeite e coloque o seitan, alourando de ambos os lados, em lume médio. Estando pronto, reserve.
  8. De seguida, coloque uma panela com água ao lume e, quando estiver a ferver, adicione os grelos.
  9. Deixe cozer 5 minutos e desligue, de seguida verta para um escorredor e passe por água fria de imediato. Assim não perderá o verde dos grelos.
  10. Escorra aqueça um wok ou sauté, adicione um fio de azeite, coloque 1 alho picado (não deixe queimar o alho) e de seguida adicione os grelos e uma pitada de sal. Envolva suavemente e reserve.
  11. Estando a batata assada, emprate a gosto ou siga a orientação da fotografia acima e pode começar a testar todos os sabores no prato :).

Observação: Esta receita foi inspirada para a época natalícia, no entanto pode fazer em outra altura do ano, substituindo os grelos por outro tipo de hortaliça. Opte sempre por utilizar produtos da época.

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