sábado, 23 de abril de 2016

Risotto de Espargos e Morangos



Risotto de espargos e morangos, aromatizado pela canela em pó, com creme vegetal 

Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 4 pessoas

Tempo de confeção do Risotto: 20 a 25 minutos


Ingredientes base
  • 1 litro de caldo aromático
  • 12 espargos frescos, lavados (a parte que se aproveita dos espargos é da ponta dos espigos (cabeça) até à zona que começa a ficar mais dura; segure o espargo com as duas mãos e dobre delicadamente, até sentir o ponto em que começa a ceder, depois é só retirar a parte dura)
  • 8 morangos médios,lavados, sem a base e laminados a gosto (reserve 8 laminas de morangos, para decoração)
  • 1 fio de azeite
  • 1 cebola média picada
  • 1/2 chávena de vinho branco
  • 1 chávena e 1/2 de arroz para risotto
  • 1 colher de sopa de creme vegetal
  • 1 colher de chá de canela em pó 


Ingredientes para o caldo aromático
  1. 1 litro de água
  2. 1 cebola, sem casca, cortada em 4
  3. 1 cenoura cortada às rodelas
  4. 1 dente de alho descascado
  5. 1 tira de aipo ou alho francês, médio, laminado
  6. 1 folha de louro
  7. 1 colher de chá de sal marinho 


 Preparação do caldo de aromático
  1. Leve um tacho ao lume com a água, adicione os legumes referidos, o sal e o louro.
  2. Deixe ferver até a cebola ficar macia e no final coe ou com uma concha de sopa, vá retirando o caldo mediante o que precisar para adicionar na preparação do risotto.  
  3. O que sobrar pode colocar em cuvetes e congelar, para futuras utilizações em confecção de pratos como estufados, paellas, arroz...

Preparação base
  1. Limpe os espargos, cuidadosamente, retirando as peles e fios que se soltam, deixando os espigos, com ajuda de um descascador de cenoura e corte-os aos bocados. (Reserve 8 espigos para bringir e no final decorar. O restante vai ser para ir adicionando no preparado do risotto).
  2. Num tacho, adicione o azeite, a cebola e deixe alourar ligeiramente.
  3. De seguida adicione o vinho e deixe evaporar também ligeiramente.
  4. De seguida coloque o arroz , metade dos espargos e envolva.
  5. Entretanto, adicione cerca de chávena e 1/2 do caldo ao arroz e vá mexendo até que este absorva o líquido (é importante que se vá mexendo o risotto pois liberta-se o amido, que é também responsável pela cremosidade do risotto).
  6. De novo, adicione agora a outra metade de espargos e as laminas dos morangos. Envolva e adicione outra chávena e 1/2 de caldo. Vá mexendo, até a água quase evaporar. Novamente adicione o caldo aromático e vá adicionando de cada vez que o arroz absorva o líquido, e assim sucessivamente.
  7. Apercebendo-se que o arroz está a ficar cremoso, desligue o fogão e deixe repousar 5 minutos.
  8. Adicione creme vegetal e envolva, unificando os sabores. 
  9. No empratamento, decore com os espargos e morangos, adicionando a canela em volta, reúna os sabores, de cada vez que levar uma "garfada" à boca.

Observação: Com origem italiana, o risotto não só é um dos símbolos gastronómicos do respectivo país, como conquistou o mundo com o passar do tempo. Hoje em dia é possível encontrar risottos feitos de diversas maneiras, explorando a criatividade com diversos ingredientes. Mas para um bom risotto é necessário um arroz ideal, ingrediente principal desse prato tão apreciado.
Para o preparo de um bom risotto, é essencial três pontos: a cremosidade, a consistência do grão, e se manterem inteiros até ao final da cozedura. 
O mais utilizado é o arborio, que é o mais comum, mas existem outros, que não são tão acessíveis como por exemplo; o carnaroli e o vialone nano, entre outros. Alguns chefes de cozinha, portugueses, defendem que o nosso arroz carolino é o que apresenta resultados semelhantes. (Embora não seja a mesma coisa).


Sem comentários:

Enviar um comentário