sábado, 3 de junho de 2017

Enrolado Simples de Nori com Fruta e Vegetais



Enrolado simples de nori com fruta e vegetais

Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 40-50 unidades 


Ingredientes base 

  • 400 g de arroz (Shari) para sushi (usei a marca caçarola)
  • 540 ml de água
  • 5 a 6 folhas da alga nori
  • 2 folhas de alface
  • 1 rodela de abacaxi de 1 cm, cortado aos palitos finos
  • 1 cenoura pequena descascada e cortada aos palitos finos
  • 1 pepino pequeno com casca, sem a polpa/sementes e cortado aos palitos
  • 1 pimento pequeno cortado aos palitos 
  • Cebolinho q.b. (facultativo)

Utensílios a utilizar
  • 1 esteira de bambu (Makisu)
  • Película transparente q.b.
  • 1 faca bem afiada
  • 1 tigela com água fria
  • Hashis "pauzinhos" (facultativo) 

Ingredientes para o tempero do arroz
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
  • 3 colheres de sopa de vinagre de arroz
  • 1 colher de chá de sal marinho

Ingredientes para acompanhamento



 Preparação base
  1. Lave bem o arroz com cuidado, até a água ficar totalmente transparente, num coador, (peneira de trama fina). Este método é importante para libertar o amido e não se transformar numa "papa" no final da cozedura do arroz.
  2. De seguida num tacho adicione a água em frio e o arroz, tape, leve ao lume médio e quando começar a ferver, reduza para mínimo e deixe cozer por 10 a 12 minutos ou até absorver completamente a água. 
  3. Entretanto prepare o tempero; Num tacho pequeno, adicione o sal, o açúcar e o vinagre de arroz e aqueça este preparado em lume mínimo, até levantar fervura, desligue e reserve.
  4. Voltando ao arroz, envolva ligeiramente a meio da cozedura só para ter o cuidado de não colar no fundo do tacho. Deixe repousar dentro do tacho por uns minutos depois de cozido, e, entretanto adicione numa travessa de vidro ou plástico, com ajuda de uma colher de polietileno. (Alguns metais reagem mal com o tempero do vinagre e o arroz pode mudar de sabor, que poderá não ser muito agradável, por isso é conveniente adicionar numa travessa de vidro ou plástico).
  5. Adicione o tempero, envolva cuidadosamente com 1 garfo para o arroz absorver por completo o tempero, rectifique se for necessário e deixe arrefecer naturalmente.
  6. Depois vem a parte da colocação do arroz sobre a folha nori. 

 Colocação do arroz sobre folha nori, vegetais e corte
  1. Estenda a esteira de bambu, envolvida com a película transparente, coloque 1 folha de nori, sobre a esteira (eu utilizei a folha total de nori, mas se quiser pode cortar e utilizar só metade de cada folha) e com a parte rugosa para cima.
  2. Humedeça sempre as mãos, ao colocar o arroz na folha nori, para não colar aos dedos. 
  3. Espalhe por quase toda a alga o arroz uniformemente, deixando 0,5 cm de espaço nos lados e na parte ao comprimento deixe 2 cm de espaço. 
  4. De seguida disponha os vegetais, intercalando entre eles e a gosto, na largura. 
  5. Exemplos que poderá utilizar e combinações: 1 folha de alface+ pimento+abacaxi; rúcula+cogumelos em tiras grelhados; abacate+tiras de pepino ou tiras de cenoura e cebolinho. É só conjugar os sabores.
  6. Enrole com a ajuda da esteira de forma cilíndrica ou ligeiramente quadrada, ajustando uniformemente com os dedos, até o rolo estar bem fechado. Deixe repousar um pouco e de seguida passe uma faca bem afiada por água, para não colar no corte dos rolinhos e corte de largura de 1 cm e mais alguns milímetros. (Apare também as pontas, com a faca).
  7.  Há duas formas de que aprecio bastante "makizushi" e "Uramaki", o que inverte é a colocação dos vegetais, directamente na folha nori; Coloque o arroz na mesma, mas depois vire a folha de nori, com cuidado de forma o arroz ficar por baixo/ao contrário. Ajuda sempre ter 2 esteiras para o caso do"Uramaki".
  8.  Deixo aqui algumas imagens para ajudar; Colocação do arroz, vegetais e começar a enrolar, enrolar e cortar.
  9. Acompanhe com os ingredientes do acompanhamento e os "pauzinhos" para saborear com o gengibre, o wasabi e o molho de soja. Siga a orientação da fotografia acima ou a seu gosto.

 Observação: Opte por variar com outros vegetais e fruta.   
 "Em meados do século XIX, começou-se a utilizar o vinagre, o wassabi e o gengibre, pois eles tinham fortes poderes antibacterianos"
Deixo aqui uns links que poderão ser úteis:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nori.
http://www.clubotaku.org/niji/cultu/guia-o-uso-correcto-dos-pauzinhos-hashi/.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_sushi.
http://www.istoejapao.com/638/voce-conhece-todos-os-tipos-de-sushi-pelo-nome/

1 comentário: