domingo, 10 de dezembro de 2017

Tarte de Tofu e Chocolate



      Tarte de Tofu e Chocolate em base de flocos de aveia e tâmaras

      Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 10-12 pessoas


Ingredientes base
  • 180 g de flocos de aveia
  • 100 g de tâmaras, sem caroço (+ou-8 tâmaras)
  • 90 ml de água à temperatura ambiente

Ingredientes recheio

Preparação base
  1. Pré-aqueça o forno a 200 graus.
  2. Pique as tâmaras, junte à água e triture com ajuda da varinha mágica, até ficar tipo um creme homogéneo. De seguida, numa taça junte à aveia, envolva e amasse até obter uma massa uniforme.
  3. Amasse com as mãos e coloque numa forma de 24cm de diâmetro, de fundo amovível, forrando a base de forma a que este preparado de aveia, fique bem espalhado e um pouco pressionado.
  4. Leve o forno durante 5-7 minutos, retire e deixe arrefecer para depois colocar o recheio.

Preparação recheio
  1. Num fervedor, adicione metade do "leite" e o chocolate partido aos bocados, leve ao lume médio, até começar a derreter o chocolate, vá mexendo de vez em quando.
  2. Enquanto o chocolate derrete, adicione a outra metade do "leite" numa taça, o tofu partido aos bocados, as tâmaras picadas e metade das raspas de lima, triture o preparado com a varinha mágica ou num processador de alimentos e reserve. 
  3. Quando o chocolate estiver derretido, adicione o agar agar, aumente o lume apara máximo, vá mexendo com uma vara de arames e deixe ferver durante 3 minutos. Depois junte ao preparado anterior, onde está o tofu, envolvendo todo o preparado.
  4. De seguida coloque na forma onde tem o preparado da aveia. 
  5. Deixe arrefecer ligeiramente, alise se necessário e leve ao frigorífico até solidificar. (Mais ou menos 1 hora).
  6. Estando pronto é hora de fazer a decoração, com a metade das raspas de lima, que sobrou, salpicado no centro, fisális e sementes de romã em volta ou decore a seu gosto.

  Observação: Esta sobremesa, foi inspirada para a época natalícia, no entanto pode fazer em outra altura do ano, No entanto pode fazer sem ser nesta época festiva, respeitando a sazonalidade da fruta. Pode utilizar, se preferir, raspas de laranja, também fica bastante agradável.
Deixo um link sobre agar agar: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gar-%C3%A1gar

Sem comentários:

Enviar um comentário