Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 10-12 pessoas
Ingredientes base
- 180 g de flocos de aveia
- 100 g de tâmaras, sem caroço (+ou-8 tâmaras)
- 90 ml de água à temperatura ambiente
Ingredientes recheio
- 200 g de tofu (usei esta marca)
- 300 ml de "leite" de amêndoa
- 200 g de chocolate (70% de cacau)
- 30 g de tâmaras (+ou-5 tâmaras)
- 1 colher de sopa de flocos de agar agar
- Raspas de 2 limas
- Sementes de romã pequena (facultativo)
- Fisális q.b. (facultativo)
Preparação base
- Pré-aqueça o forno a 200 graus.
- Pique as tâmaras, junte à água e triture com ajuda da varinha mágica, até ficar tipo um creme homogéneo. De seguida, numa taça junte à aveia, envolva e amasse até obter uma massa uniforme.
- Amasse com as mãos e coloque numa forma de 24cm de diâmetro, de fundo amovível, forrando a base de forma a que este preparado de aveia, fique bem espalhado e um pouco pressionado.
- Leve o forno durante 5-7 minutos, retire e deixe arrefecer para depois colocar o recheio.
Preparação recheio
- Num fervedor, adicione metade do "leite" e o chocolate partido aos bocados, leve ao lume médio, até começar a derreter o chocolate, vá mexendo de vez em quando.
- Enquanto o chocolate derrete, adicione a outra metade do "leite" numa taça, o tofu partido aos bocados, as tâmaras picadas e metade das raspas de lima, triture o preparado com a varinha mágica ou num processador de alimentos e reserve.
- Quando o chocolate estiver derretido, adicione o agar agar, aumente o lume apara máximo, vá mexendo com uma vara de arames e deixe ferver durante 3 minutos. Depois junte ao preparado anterior, onde está o tofu, envolvendo todo o preparado.
- De seguida coloque na forma onde tem o preparado da aveia.
- Deixe arrefecer ligeiramente, alise se necessário e leve ao frigorífico até solidificar. (Mais ou menos 1 hora).
- Estando pronto é hora de fazer a decoração, com a metade das raspas de lima, que sobrou, salpicado no centro, fisális e sementes de romã em volta ou decore a seu gosto.
Observação: Esta sobremesa, foi inspirada para a época natalícia, no entanto pode fazer em outra altura do ano, No entanto pode fazer sem ser nesta época festiva, respeitando a sazonalidade da fruta. Pode utilizar, se preferir, raspas de laranja, também fica bastante agradável.
Deixo um link sobre agar agar: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gar-%C3%A1gar
Sem comentários:
Enviar um comentário