quinta-feira, 22 de março de 2018

Creme Gelado com Amêndoas Crocantes

      Creme gelado de frutos vermelhos com amêndoas crocantes

      Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 4 pessoas


Ingredientes base

  • 2 bananas médias, da Madeira
  • 200 g de mix de frutos silvestres congelados ou só: Morangos, framboesas ou mirtilos
  • 1 colher de sobremesa de geleia de arroz ou de açúcar mascavado
  • 1 c. de sobremesa de canela em pó

Ingredientes amêndoa crocante

  • 40 g de amêndoa palitada
  • 1 colher de sobremesa de geleia de arroz ou de açúcar mascavado
  • 1 c. de sopa de água 

Preparação base
  1. Coloque os ingredientes todos num processador, ou coloque num copo próprio de varinha mágica e com ajuda da varinha mágica, triture tudo até obter um creme homogéneo. Reserve.

Preparação recheio
  1. Numa frigideira/sertã, adicione o açúcar e a água, quando começar a querer ferver, adicione as amêndoas. Envolva em lume médio e caramelize durante 2 a 3 minutos ou até começarem a colarem-se umas às outra. Tenha atenção para não queimarem.
  2. Estando prontas, faça o empratamento; Comece com uma base de creme de gelado, intercale com amêndoa palitada caramelizada e finalize de novo com creme de gelado.
  3. Decore com mais amêndoa palitada caramelizada, hortelã e fruta a gosto, se possível sempre da época. (Na fotografia tem também açúcar em pó, mas pode optar por canela em pó, para não fugir muito dos ingredientes descritos e funciona muito bem).

  Observação: Se quiser em bolas de gelado; leve a banana cortada aos bocados ao congelador durante 4 horas ou durante a noite e uma vez que já tem os frutos vermelhos congelados, depois é só juntar as duas frutas num processador e triturar, até obter o tal preparo homogéneo. Adicione numa caixa, alise e leve novamente ao congelador durante mais 1 hora. Se necessário, envolva de 15 em 15 minutos, para evitar cristais. Depois é só fazer bolas de gelado.

Sem comentários:

Enviar um comentário