segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Falafel espalmado sobre cama de Couve Portuguesa


     Falafel espalmado com beringela, sobre cama de couve

     Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 4 pessoas, 12 "bolinhos falafel"


Ingredientes falafel
  • 500 g de grão de bico já cozido e escorrido
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 raminho de coentros frescos, pequeno
  • 1 raminho de salsa frescos, pequeno
  • 11 folhas médias, de hortelã
  • 1 dente de alho médio, descascado 
  • 2 c. de sopa de farinha de milho ou outra
  • 1 colher de sopa de sementes de sésamo (facultativo)
  • 1 c. de chá de cominhos 
  • 1 c. de café de sal marinho
  • 2 c. de sopa de linhaça moída
  • Sumo de 1 limão pequeno
  • Azeite q.b. ou (Óleo de amendoim q.b.
 Ingredientes acompanhamentos
  • 1 beringela média laminada
  • 4 folhas de couve portuguesa, cortada em juliana
  • Ervas provence ou orégãos secos q.b.
  • 1 dente de alho descascado e picado
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • Tomate cherry (facultativo)

Preparação do acompanhamento e falafel
  1. Aqueça 1 grelhador, lamine a beringela, tempere com 1 fio de azeite e ervas aromáticas, grelhe de seguida. 
  2. Em relação à couve, num tacho ou wok, adicione 1 fio de água, deixe levantar fervura e adicione a couve. 
  3. Reduza para lume brando, tempere com o dente de alho e molho de soja.
  4. Envolva e deixe cozer por 3-5 minutos.
  5. Em relação ao falafel; Seque bem o grão de bico cozido, com um pano branco que não largue fios de forma a não ser preciso utilizar farinha para moldar. De seguida coloque o grão num copo alto de varinha mágica ou  processador de alimentos, com os ingredientes todos e o sumo de limão (menos as sementes de sésamo e a farinha de milho). Triture tudo de forma a ficar uma pasta homogénea. 
  6. Rectifique os temperos se necessário, adicione as sementes de sésamo, envolva e de seguida adicione um pouco de farinha, caso seja necessário para dar liga ao preparado. 
  7. Vá retirando porções de forma a fazer bolas com as mãos e depois leve a fritar com cuidado para não queimar, uniformemente, com um pouco de azeite, numa frigideira bem quente, ou com óleo de amendoim, durante 2-3 minutos.
  8. Se preferir pode selar (dar cor), na frigideira bem quente, com um fio de azeite selando uniformemente os bolinhos, finalizando de sguida no forno pré-aquecido a 200 graus, durante 2 minutos no máximo. 
  9. Estando tudo pronto faça o empratamento a gosto ou siga a orientação da fotografia acima, com o falafel, ligeiramente espalmando, intercalando com fatias de beringela grelhadas, sobre a cama da couve e tomate cherry em forma de flor por cima. 

 Observação: Pode utilizar outro tipo de couve e para substituir a beringela, se quiser, pode optar por; courgette grelhada e beterraba em crú, laminada e temperada com coentros ou salsa e sumo de limão.

 Opte sempre por comprar o grão de bico seco e demolhe em água de 1 dia para o outro. Leve a cozer em água fria (acima 3 dedos de água) durante aproximadamente 45-50 minutos, se possível com 1 tira de folha Kombu, ou caso não tenha adicone na cozedura das leguminoas, rodela de limão e um pouco de raíz de gengibre, pois além de nutrir a cozedura e amaciar as mesmas, ajuda a reduzir a flatulência. Pode sempre também utilizar a água da cozedura (Aquafaba) para outros pratos como; suflês, merengues, etc...
Se sobrar grão, congele em sacos próprios para congelação, individuais, para outras futuras utilizações.
Deixo aqui um link que poderá ser útil para realização de aquafaba.


Sem comentários:

Enviar um comentário