sexta-feira, 9 de março de 2018

Fondue de Chocolate com espetadas de Fruta

    Fondue de chocolate com espetadas de fruta

      Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 4 pessoas ou 8 espetadas


Ingredientes base
  • 8 morangos médios
  • 1 rodela de abacaxi, (largura de 1 cm, +ou-)
  • 80 ml de "leite" de soja ou creme/nata vegetal, para sobremesas, sem adição de gordura de palma
  • 80 g de chocolate (usei a marca ichoc)

Preparação base
  1. Corte o abacaxi em triângulos de forma a darem 8 triângulos. Lave os morangos, corte o pedúnculo e corte-os ao meio. Coloque os triângulos de abacaxi e as metades dos morangos alternados, nos palitos*, como na fotografia.
  2. Entretanto, num fervedor adicione o chocolate partido ao bocados e o "leite".
  3. Leve ao lume médio até derreter ou derreta em banho maria. Vá mexendo o preparado até o chocolate ficar totalmente derretido uniformemente. (Cuidado, se não for em banho maria, para o chocolate não ficar com sabor a torrado).
  4. Depois adicione o chocolate derretido no recipiente/fondue, sobre uma lamparina/vela e coloque sobre uma mesa com a disposição das espetadas, ao lado. 
  5. Vá mergulhando as espetadas de fruta, sobre uma temperatura de calor pouco intenso, no chocolate morno, e, saboreie entre um misto do frio da fruta e quente do chocolate.

   Observação: Esta receita, além de simples e prática é deliciosa, e, pode utilizar garfos* em vez de palitos, como na fotografia. E se preferir, também, pode colocar numa taça ou prato a fruta e adicionar mais ou outro tipo de fruta, como por exemplo; banana, uvas, kiwi... (Aumente o fondue de chocolate, se fizer com  mais fruta). 
Opte sempre que possível, utilizar fruta da época.
Sobre a origem do fondue: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fondue


Sem comentários:

Enviar um comentário