sexta-feira, 11 de maio de 2018

Vegeburguer de Grão de Bico com Gengibre e Coentros (sem glúten)


       Vegeburguer de grão de bico com gengibre e coentros frescos

        Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 6-8 vegeburgueres


Ingredientes base
  • 400 g de grão de bico já cozido e escorrido
  • 1 cebola pequena ralada ou picada
  • 1 courgette pequena ralada
  • 1 cenoura média ralada
  • 3 colheres de sopa de farinha de milho, cheinhas
  • 1 c. de sopa de linhaça
  • 2 c. de sopa de raspa e sumo de limão
  • 1 c. de sopa de gengibre fresco, ralado
  • 1 c. de café de sal marinho
  • Coentros q.b. picados
  • Azeite q.b.

Preparação
  1. Triture o grão num processador de alimentos ou com ajuda da varinha mágica. Reserve.
  2. Num Wok, adicione 1 c. de sopa de azeite e salteie a cebola, a cenoura e a courgette até ficarem macias. Junte o grão triturado, tempere com o sal, o sumo e raspa de limão, o gengibre e os coentros. Retire o wok do lume e adicione a farinha de milho e a linhaça, envolva, para dar liga.
  3. Rectifique os temperos se necessário e deixe arrefecer um pouco.
  4. Retire porções de forma a fazer bolas com as mãos e achate ligeiramente. Ou com aros próprios, sobre um tabuleiro untando com um pouco de azeite.
  5.  Leve ao forno, pré-aquecido a 180-200 graus, regados com 1 c. de sopa de azeite, durante 15 minutos ou grelhe num grelhador ou sauté com 1 fio de azeite. Passe de ambos os lados, até ficarem dourados, em lume médio.
  6. Sirva com cebola roxa caramelizada: 1 cebola média, roxa, cortada em 1/2 luas, 1 c. de sopa de azeite, 1 c. de sopa de açúcar mascavado, 1 c. de sopa de vinagre balsâmico. Deixe em lume médio, até a cebola ficar macia, 5-7 minutos, cuidado para não queimar. Reduza o lume se necessário.
 ObservaçãoEstas fotografias, vieram actualizar a fotografia do vegeburguer de 2016. A receita é igual. :)
Ao utilizar farinha de milho, geralmente é isenta de glúten, no entanto, nas fábricas de farinha pode haver contaminação cruzada com outras farinhas, para garantir que não tem glúten é importante ter este símbolo.
Opte sempre por comprar o grão de bico seco e demolhe em água de 1 dia para o outro. Leve a cozer em água fria (acima 3 dedos de água) durante aproximadamente 45-50 minutos, se possível com 1 tira de folha Kombu, pois além de nutrir a cozedura, está comprovado que ajuda a reduzir a flatulência. Se não tiver, pode sempre cozer com 1/2 limão pequeno e um pouco de raiz de gengibre. Se sobrar congele em sacos próprios para congelação, individuais, para outras futuras utilizações.
Deixo aqui um links que poderão ser úteis: http://www.curapelanatureza.com.br/post/06/2013/coma-algas-marinhas-otimas-fontes-de-minerais-e-vitaminas
 http://www.vivasaudavel.pt/pt/leguminosas/.
 
"Num gesto repentino o garfo ganhou vida na minha mão e deslizou entre o Vegeburguer e o meu palato."
 
Alexandra Mendes Ribeiro
 

Sem comentários:

Enviar um comentário