terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Tofu com Broa, Cebolada, Grelos e Batata Espalmada

     Tofu com broa, cebolada, grelos e batata espalmada

     Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 4 pessoas


Ingredientes base

  • 12 batatas pequenas, com casca, lavadas, para cozer
  • 2 cebolas médias, descascadas e cortadas em 1/2 luas
  • 400 g de tofu (usei esta marca)
  • 400 g de grelos frescos, para cozer, lavados
  • 150 g de miolo de broa previamente triturada
  • Azeite q.b.
  • 1 dente de alho descascado e picado ou alho em pó q.b.
  • Sumo de 1 limão pequeno 
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • 1 c. de sopa de pimentão doce
  • 1 c. de café de sal marinho
  • 1 folha de louro

Preparação
  1. Coza as batatas; coloque uma panela com água ao lume e quando começar a ferver adicione as batatinhas e o sal. Deixe cozer durante 20 minutos ou até ficarem macias. Depois de cozidas, arrefeça um pouco, retire da água e espalme-as suavemente. 
  2. Faça a cebolada; Coloque uma frigideira ao lume, aqueça e adicione 4 colheres de sopa de azeite, a cebola, o louro e metade de pimentão doce. Cozinhe entre lume mínimo/ médio, até a cebola ficar macia/translúcida e vá envolvendo de vez em quando.
  3. Enquanto coze as batatas, e a cebolada se faz, prepare o tofu; Esfarele grosseiramente e tempere com o sumo do limão, alho e salsa. Envolva e quando a cebola estiver cozinhada, retire a cebola e adicione o tofu na mesma frigideira para tomar o sabor do azeite. Envolva durante uns 3 minutos, em lume brando e reserve. 
  4. Prepare os grelos; Corte os grelos grosseiramente e leve a cozer em água a ferver, entre 5 a 7 minutos.Verta para um escorredor e esprema o excesso de água e reserve.
  5. Em relação ao miolo da broa, adicione 2 colheres de sopa de azeite e o restante pimentão doce. Envolva bem e reserve.
  6. Pré-aqueça o forno a 180-200 graus e numa travessa própria de ir ao forno, comece por colocar as batatas espalmadas, de seguida os grelos espalhados, depois o tofu e por cima a cebolada, finalizando com o miolo de broa. Pressione um pouco por toda a travessa e regue com um fio de azeite por toda a broa, para não secar em demasia ao ir ao forno. Leve ao forno entre 10-15 minutos.
  7. Estando tudo pronto emprate a gosto. Para seguir a fotografia acima, utilizei aro(s) de empratamento; Numa travessa de ir ao forno, coloquei 1 aro de 10 cm de diâmetro e depois coloquei por ordem os ingredientes (batatas, grelos, tofu, cebolada, broa e 1 fio de azeite), pressionei 1 pouco dentro do aro, depois retirei o aro com cuidado e repeti o processo para mais 3 empratamentos com o aro. Depois o preparado foi ao forno com o tempo referido e na altura do empratamento retirei com cuidado o preparado com a espátula,e coloquei um laço de cebolinho :)

Observação:  Esta receita foi inspirada para a época natalícia, no entanto pode fazer em outra altura do ano, substituindo os grelos por outro tipo de hortaliça. Opte sempre por utilizar produtos da época.
Se possível compre sempre Tofu de marca biológica e refrigerado. Antes de temperar e consumir, passe sempre por água fria corrente. Se não utilizar o tofu todo, pode conserva-lo no frigorífico coberto de água numa caixa de vidro, até 5 dias, mudando a água todos os dias.
Link úteis; https://pt.wikipedia.org/wiki/Soja
http://pt.wikihow.com/Armazenar-o-Tofu

(Esta receita, também, foi inspirada numa das cozinhas onde apreciei bastante trabalhar. Cozinha da Pousada do Freixo. Fazia-se algo idêntico, embora ligeiramente diferente e com outro tipo de proteína. Desta forma, dedico este empratamento vegan, a todos com quem tive o prazer de trabalhar neste grupo.
Grata, por estagiar e trabalhar convosco, vocês sabem quem são. Alexandra Mendes Ribeiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário